Em dois segundos podemos estar no Rio de Janeiro, ou até mesmo na muralha da China, e tudo à distância de um clique. Basta um modem sempre ligado e cabos… muitos cabos!!
O modem dá-nos acesso a toda a informação de um modo instantâneo e a tecnologia tem evoluído de forma tão discreta que, atualmente, ter de esperar mais de dois ou três segundos até que uma página carregue seja motivo de desespero.
Milhares de quilómetros de cabos de fibra ótica fazem a ponte entre a vida no mundo moderno e a comunicação e é graças a eles que a informação anda às voltas pelo globo à velocidade da luz.
São centenas e atravessam o fundo de todos os oceanos para ligar todos os países de todos os continentes. Hoje em dia, apenas 1% da informação é transmitida via satélite, deixando para a fibra ótica os outros 99%.
A rede subaquática conta com 300 cabos submarinos, o que inspirou a TeleGeography a colocar num mapa todas as linhas de fibra ótica existentes no nosso mundo. Os mapas são interativos e contam com informações adicionais e um traço vintage, que nos lembram os mapas antigos. São fáceis de usar, pois são dinamicamente parecidos a outros mapas online que já conhecemos.
Divirtam-se aqui: submarine-cable-map-2015.telegeography.com
Imagens: TeleGeography