No digital dos programas de televisão é o público feminino quem mais ordena

No levantamento de dados, acerca da tipologia de seguidores das páginas de facebook que gerimos em parceria com os departamentos multimédia de cada estação, concluímos que o género feminino é predominante no que diz respeito à presença nas redes sociais dos programas de televisão em Portugal. Por outro lado, as páginas abrangidas por este levantamento de dados – como MasterChef Portugal (TVI), Cook Off – Duelo de Sabores (RTP1), Homem do Saco (RTP1) ou Portugal em Festa (SIC) – apurámos também que a faixa predominante nos mesmos programas fixa-se pelas mulheres entre os 25 e 34 anos.

No que diz respeito a formatos culinários, a presença de utilizadores masculinos é uma clara minoria uma vez que 80 por cento dos seguidores da página de facebook MasterChef Portugal são utilizadores femininos. Já na página da mesma rede do formato Cook Off – Duelo de Sabores, 71 por cento dos utilizadores que seguem as publicações da página são também do género feminino.

No que diz respeito aos países de residência dos utilizadores que seguem estes formatos televisivos, seguidos de Portugal, também identificámos uma significativa presença de utilizadores residentes no Brasil e Suíça, que muito provavelmente se justifica pela partilha da mesma língua e presença de emigrantes portugueses naqueles países.

Este tipo de levantamento de dados representa uma fase muito importante nas tarefas de um gestor de comunidades digitais, uma vez que o sucesso de uma rede social dependerá do quão bem conhecemos o público para quem estamos a comunicar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s