O Twitter ganhou uma nova dimensão. Já não é só uma rede de mensagens curtas, limitadas a 140 caracteres. O conceito de microblogging, que caracterizou a rede social até hoje, começou a revelar algumas limitações fazendo com que o Twitter perdesse algum protagonismo, muito por culpa da concorrência que permite um contacto mais completo entre os seus utilizadores.
O Twitter mantém a sua essência, ou seja, os 140 caracteres continuam para as mensagens normais (tweets), a grande alteração verifica-se nas mensagens directas entre dois utilizadores, que não apresentam agora qualquer limitação de caracteres. Desta forma, o objectivo é possibilitar que exista uma especie de chat, à imagem do Whatsaap, Menssager, Skype, Viber, etc.
Outra alteração que se verifica é que agora é possível que duas contas, que não se seguem mutuamente, possam trocar mensagens diretas. Esta nova realidade pode ajudar especialmente as empresas que usam o Twitter como plataforma de apoio ao cliente. As companhias aéreas, por exemplo, são um bom exemplo disto, uma vez que foram as primeiras empresas a utilizar esta funcionalidade e com esta alteração podem prestar um apoio mais eficaz ao cliente uma vez que não existe qualquer limitação nas mensagens directas.