A Internet está de parabéns!

A Internet está a comemorar 46 anos de existência! Foi no dia 29 de Outubro de 1969, pelas 22h30, nos Estados Unidos, que dois computadores, separados por mais de 500 km, comunicaram entre si através da ARPANET. A primeira mensagem trocada entre 2 computadores ligados em rede foi “L-O”. O objectivo era escrever a palavra LOGIN, no entanto, uma falha no computador receptor impediu o envio integral da mensagem. Apesar disso, o objectivo foi alcançado e este momento marca o nascimento da Internet.

Estávamos em plena guerra fria, onde existia o medo de um conflito nuclear, mas nem os Estados Unidos nem Rússia queriam ser acusados de atirar a primeira “pedra”, mas certamente que queriam ter uma resposta tão rápida quanto possível, caso sofressem um ataque por parte do adversário.

O desenrolar de uma guerra que nunca aconteceu no terreno, levou a que fosse travada uma verdadeira batalha tecnológica. Tanto os Estados Unidos como a Rússia investiram milhões de dólares e rublos, respectivamente, para estarem um passo a frente do adversário.

A espionagem era regra, as comunicações não eram totalmente seguras e o governo dos Estados Unidos teve a necessidade de criar um meio de comunicação totalmente seguro e funcional em caso de ataque russo.

A ARPANET, que inicialmente era usada apenas pelos serviços militares, começou, em 1970, a ser estudada e desenvolvida por diversas universidades norte americanas e deu origem à Internet que evoluiu até à versão que hoje conhecemos e utilizamos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s