As cabines telefónicas são, actualmente, mais um adereço de decoração nas cidades do que um meio de comunicação útil. O desenvolvimento da tecnologia e, por consequência, das diversas plataformas de comunicação, levaram a que os telefones públicos ficassem obsoletos e a sua utilização seja pouco frequente. Mesmo que fiquemos sem bateria no nosso telemóvel, será mais provável recorrer a um tablet ou a um computador para comunicar do que a uma cabine telefónica.
Sabendo disso, as empresas Qualcomm, CIVIQ Smartscapes e Intersection lançaram um projecto, de nome CityBridge, que visa a substituição das cabines telefónicas por pontos de serviços wi-fi gratuito, com uma velocidade de banda larga que pode ir até aos 1000 Mb por segundo!!! Para já, o projecto está a ser desenvolvido na cidade de Nova Iorque e a primeira fase prevê a substituição, até Julho do corrente ano, de cerca de 500 cabines telefónicas espalhadas pela cidade americana. No entanto, a previsão dos dinamizadores do projecto, é de que sejam substituídas, no total, cerca de 7500 cabines!
Os pontos de serviço wi-fi que serão instalados, para além de permitirem o acesso gratuito à internet, terão um tablet que permitirá acesso a informações sobre a cidade e uma ligação de internet aos utilizadores que não disponham de um dispositivo próprio.
O pontos wi-fi que vão estar espalhado pela Big Apple, vão dispor de um ecrã electrónico onde serão exibidos anúncios publicitários e será esta uma das formas de financiar e sustentar o projecto. Segundo as empresas promotoras do projecto, existem várias entidades interessadas em colocar os seus anúncios nestes dispositivos.
Outra função que poderá ser bastante útil, é possibilidade de efectuar chamadas para o número de emergência 911, o equivalente ao 112 em Portugal.
Para já, o projecto está pensado para Nova Iorque, mas é expectável que, no futuro, mais cidades irão adoptar este tipo de tecnologia.