O Facebook informou que o formato Insant Articles vai estar disponível aos editores de todo o mundo, independentemente da sua localização ou dimensão. O Instant Articles, criado em maio de 2015, estava disponível a apenas alguns parceiros como o The New York Times, o The Guardian, a BBC News, a National Geographic, o BuzzFeed, a NBC News, a The Atlantic, a Spiegel Online e o Bild.
Josh Roberts, gestor de produto do Facebook, explicou, em comunicado, que “Desenvolvemos o Instant Articles para resolver um problema específico – os tempos de carregamento lentos na web móvel criaram uma experiência má para quem lê notícias em seus telemóveis. Este é um problema que afecta publicações de todos os tipos, especialmente aquelas com audiência onde as ligações são baixas”.
Pode ainda ler-se que partir de 12 de abril o Instante Articles “vai permitir a qualquer publicação contar grandes histórias, que carregam rapidamente nos telemóveis das pessoas de todas as partes do mundo. Com os Instant Articles, elas podem fazê-lo enquanto mantém controlo da experiência, dos anúncios e da data”.
Desta forma, o utilizadores vão poder ter acesso a artigos mais completos, com imagens e vídeos, melhorando a experiência dos leitores.
Com esta inovação, cada vez mais o Facebook se posiciona como uma plataforma diversificada, possibilitando uma maior interação entre as diferentes comunidades e permitindo também aos editores comunicarem de forma mais intuitiva e eficaz.