O Instagram vai sofrer alterações significativas. As publicações vão deixar de aparecer por ordem cronológica. Isto significa que o feed nem sempre vai mostrar os posts do mais recente para o mais antigo.
Em comunicado, os responsáveis pelo Instagram, relataram que os utilizadores perdem cerca de 70% do conteúdo que está no seu feed, incluido fotos populares, com um elevado número de likes e fotos dos melhores amigos.
Assim, o feed do Instagram vai passar a ser algorítmico. Ou seja, a ordem dos conteúdos é baseada nas interacções que cada utilizador desenvolve. O algoritmo do Instagram passa a decidir o que é “interessante” para cada utilizador e coloca esse conteúdo no topo do feed.
Ao contrário do Facebook, que filtra conteúdo que considera menos interessante e o oculta do feed, o Instagram vai continuar a apresentar todos os conteúdos publicados pelas páginas que seguimos, apesar de não existir uma ordem cronológica.
Com esta alteração, pretende-se aumentar a interacção do utilizadores, uma vez que os feeds filtrados por algoritmos tendem a gerar mais atenção.
Quanto às marcas que utilizam esta rede social como meio publicitário, algumas serão beneficiadas, enquanto outras perderão algum do alcance que estava garantido com o feed organizado por uma ordem cronológica invertida.
A actualização deverá chegar aos utilizadores dentro de alguns meses e de forma gradual.