3 apps para quem anda de transportes

Viver na cidade e precisar de transportes públicos pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Tempos de espera alargados, dias de chuva frenéticos e muita gente a escolher o mesmo transporte são algumas das causas para que andar de transportes no dia-a-dia seja um verdadeiro filme de terror.

A boa notícia é que a tecnologia também serve para resolver estes problemas e facilitar a vida de todos nós. Hoje em dia já é possível saber quanto tempo falta para o autocarro ou o metro chegarem até à estação ou paragem onde estás. As alternativas são algumas. Reunimos 3 aplicações das mais utilizadas desta secção. No final de cada descrição podes contar com a avaliação Keep It Real – que, no fundo, é a avaliação de quem já experimentou estas aplicações e viu a rotina facilitar-se com elas.


Citymapper

1.png

A aplicação ideal para quem não conhece a cidade mas que tem de se deslocar nela de transportes públicos. Não saber onde são as paragens do autocarro pode chegar a ser uma grande dor de cabeça, por exemplo. Para esse problema, a Citymapper tem a prática solução de, após o utilizador definir qual a paragem em que quer sair do autocarro, criar um alarme que, 3 paragens antes de chegar ao destino, avisa que deve preparar-se para sair.

É possível, com esta aplicação, definir logo qual a morada de casa e qual a morada do emprego/faculdade para ser muito mais fácil para o utilizador definir esses destinos se estiver num local que não conhece. Damos o exemplo do autocarro, mas, com a Citymapper, é possível ter acesso aos circuitos e horários também do metro, do comboio e dos eléctricos.

Se viajares para Hong Kong, para a Bélgica ou para outras cidades distantes, a Citymapper também te facilita a vida, pois tem uma lista já extensa de cidades. Caso não encontres o destino que procuras, podes ainda sugerir uma cidade extra.

Avaliação Keep It Real: 5 de 5.


Moovit

2.png

De layout muito intuitivo e minimalista, a Moovit cria notificações automáticas que permitem ao utilizador ir acompanhando a viagem que está a fazer através da barra de tarefas do seu smartphone. Na barra vão estando disponíveis as informações de qual o destino, quanto tempo demorará a viagem e quantas paragens faltam até chegar. Mais uma vez, na área de utilizador, é possível definir quais os destinos de Casa e Trabalho.

Para quem não descarta a opção de observar atentamente os mapas dos circuitos do metro e do autocarro em vez de confiar a 100% nas informações da aplicação, também é possível fazer o download desses documentos na barra lateral esquerda.

O mais giro na Moovit é que existem determinados níveis de utilizador para atingir dentro do país (sim: e esta aplicação está disponível em mesmo muitos países). De acordo com o número de viagens que faz com a ajuda da app, o utilizador vai passando pelos níveis de Principiante, Viajante, Cavaleiro, Navegante e Aviador.

Avaliação Keep It Real: 5 de 5.


Lisboa Move-me

3.pngEsta aplicação destina-se apenas a transeuntes da cidade de Lisboa. Ao entrar na Lisboa Move-me o utilizador pode, de imediato, ter acesso às próximas partidas, calcular rotas, conhecer paragens e estações, e ter acesso a um mapa com pontos de interesse da cidade.

Apesar de ser uma aplicação que cumpre o seu objectivo, na nossa opinião, podiam melhorar a app para se tornar mais atrativa, visto ter um enorme potencial de utilização.

Avaliação Keep It Real: 3 de 5.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s