A Marktest Consulting acaba de lançar um estudo com o objectivo de perceber o tipo de ligação entre os portugueses e as redes sociais. Foram analisados por exemplo, os hábitos dentro destas redes, quais as mais utilizadas, as funcionalidades mais valorizadas e o tipo de equipamentos utilizadas.
O estudo foi realizado entre 30 de Junho e 19 de Julho de 2016, foram entrevistados 819 portugueses, entre os 15 e os 64 anos de idade que fossem utilizadores de redes sociais.
Foi então concluído que, em média, os portugueses passam mais de hora e meia em redes sociais. Na sua maioria jovens e mulheres. O líder das redes é o Facebook, seguido pelo Youtube, Google+, WhatsApp e Instagram (rede que mais subiu face ao ano interior). Quem abandonou as redes, cerca de 21% dos usuários, foi devido à falta de tempo ou por desinteresse. A rede que sofreu a maior queda foi o Hi5, seguida do Twitter e do Google+.
Os portugueses utilizam mais as redes para falar no chat, e ainda para comentar publicações, ver vídeos e ler notícias. Os smartphones são o dispositivo de eleição. Diariamente, 67% acede às redes sociais várias vezes mas apenas 41% publica diariamente. As horas com maior utilização, ou seja, com mais acessos são entre as 20h e as 22h.