As actualizações sociais desta semana

As redes sociais andam inquietas com a quantidade de utilizadores activos que cresce de dia para dia. Esta semana foi a vez do WhatsApp ter novidades e o Instagram não lhe ficou atrás.

 

Status no WhatsApp

Já conhecemos este formato do Snapchat e do Instagram Stories. A lógica mantém-se agora na interface do WhatsApp. Nesta nova ferramenta da rede social, é possível partilhar fotos e videos que podem ser personalizados com texto, emojis e cores. A ideia é que, ao longo do dia, o utilizador crie uma sequência de publicações que mostram à lista de contactos pontos do seu dia.

As publicações podem ser partilhadas com todos os contactos da lista que o utilizador agrega no WhatsApp, com todos os contactos “excepto…” (e os contactos com quem pretende não partilhar actualizações), ou partilhar só com os amigos que seleccionar.

Para realçar alguma diferença entre esta opção e as opções da restantes redes sociais concorrentes, o WhatsApp afirma que todas estas alterações de Estado que envolvem conteúdos são encriptadas, tal como já acontecia com as mensagens privadas enviadas através da plataforma.

Quanto ao modelo de negócio, as nossas pesquisas revelam que será possível, de futuro, haver publicidade entre actualizações de estado. Nesta versão inicial a que temos acesso, esta opção ainda não esta disponível.

Álbuns de 10 fotos no Instagram

O Instagram decidiu acabar com as nossas dúvidas profundas em escolher qual das 20 fotos de determinado evento publicaríamos. Assim sendo, surgiu a opção de publicar até 10 fotos ao mesmo tempo. As fotos ficam publicadas numa espécie de álbum, cujos filtros e ordem das fotos são completamente personalizáveis.

No que diz respeito aos conteúdos, a legenda do álbum é fixa e a disposição, dentro do perfil do utilizador, seguirá uma lógica que manterá a foto de capa do álbum como inicial, mostrando dois pequenos quadrados no canto superior direito que informam de que aquela publicação teve mais conteúdos agregados.

Quanto ao feed, é perceptível que aquela publicação tem mais do que uma foto quando, logo abaixo da foto, vemos uma sequência de pontos azuis que instiga o utilizador a deslizar a foto da direita para a esquerda, tendo acesso às fotos seguintes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s