Das fotografias de paisagens às de viagens, dos retratos às recordações de momentos inesperados e das fotografias de objetos às de rotina. Todas são possíveis publicações a colocar no Instagram. Mas como organizá-las de modo a ter um feed harmonioso?
Se és daquelas pessoas que acha que tem o feed do Instagram desorganizado, confuso e pouco intuitivo, podes seguir algumas das ideias que seleccionámos para resolver esse dilema e poderes, finalmente, partilhar o teu dia-a-dia, as tuas selfies ou mesmo mostrar trabalhos da melhor forma.


Aposta numa cor dominante
Este tipo de Instagram apresenta uma mesma tonalidade ao longo de todas as fotografias. No entanto, para quem gosta de fotos coloridas, pode simplesmente publicar fotos com um objeto ou detalhe da cor predominante escolhida.
Organização em tonalidades coloridas ou escuras
Se por um lado, o feed pode ser preenchido com fotos de cores escuras, por outro pode ser colorido com cores fortes e marcantes. Para conseguir um feed mais “dark” pode-se arriscar em edições com sombras, contrastes e pouca luminosidade. Já para quem prefere um estilo claro e iluminado, a opção passa por escolher cores e fundos suaves com pouco contraste.


Organização das cores por linha
Ao contrário das dicas anteriores, neste caso há a possibilidade de apostar em mais cores ao longo do feed. A ideia consiste em ir postando 3 fotos com uma cor ou com cores idênticas, ficando cada linha do Instagram com uma tonalidade.
Fotos com o mesmo filtro e edição (ou idênticos)
Para as pessoas que optam por não organizar o seu Instagram com base numa ou várias cores predominantes, podem utilizar o mesmo filtro e/ou edição para que as fotografias, embora com múltiplas cores e focos, fiquem mais idênticas.

Contar uma história
Por detrás de cada fotografia pode existir uma razão e um propósito para que tenha sido tirada ou publicada. Esta sugestão pode ser útil para quem gosta de publicar mais do que uma foto do mesmo dia e que, possivelmente, está com a mesma roupa ou no mesmo lugar.

Coordenar os temas
São diversos os focos de cada fotografia (objetos, alimentação, rotinas,…) e o imperativo não é colocar uma sequência de fotos seguidas com a mesma temática, mas sim ir intercalando e variando os diferentes focos.
Estas são algumas ideias para descomplicar e simplificar a harmonia do teu Instagram mas não te esqueças do mais importante: cria a tua rede social de acordo com os teus gostos e personalidade. Reflete-te sempre na tua página pessoal!
Texto por Daniela Matos.