Pode ser este o futuro do marketing digital

Fonte da imagem: http://bit.ly/2rv8KAi

120 milhões de seguidores no Facebook, 93 milhões no Instagram, 50 milhões no Twitter, 10 milhões visualizações totais no Youtube e 55 milhões de referências no Google. Cristiano Ronaldo tem um elevado alcance a nível mundial com cerca de 328 milhões de seguidores e referências na internet.

Se a notável visibilidade e sucesso do desportista é indiscutível, o seu valor de marketing não lhe fica atrás: a marca CR7 vale cerca de 102 milhões de euros!

Este número foi revelado por um estudo realizado pelo Gabinete de Estudos de Marketing para Desporto do IPAM (Escola Superior de referência em Marketing), que avaliou a influência do negócio do futebol no mercado e o mediu o valor comercial da marca CR7. Seguindo o método científico Sports Reputation Index, o estudo examina a reputação, popularidade, notoriedade e potencial mediático do futebolista com base em seis factores:

  • Receitas: este indicador revela um valor de 100 pontos para a capacidade que Ronaldo tem em gerar receitas.
  • Media: a sua exposição mediática a nível mundial nos meios de comunicação social valeu-lhe 91 pontos nesta variável.
  • Web: devido à sua elevada visibilidade na internet, com milhões de seguidores e de referências em pesquisas, Ronaldo volta aos 100 pontos neste indicador.
  • Palmarés: Ronaldo tem 87 pontos neste que é o indicador que analisa o sucesso desportivo, contabilizando número de troféus, vitórias e jogos.
  • Social: ao ter um forte impacto social para além da área desportiva, com prémios e distinções, Cristiano Ronaldo alcança 98 pontos neste indicador.
  • Impacto: a sua carreira e a projeção que tem nos clubes e seleções onde já jogou constituem os 92 pontos dados ao seu impacto tem a nível mundial.

Com 94 pontos numa escala de 0 a 100, Cristiano Ronaldo é o futebolista com maior visibilidade e notoriedade a nível mundial. Foi devido a este alcance e influência nas redes sociais que a Nike assinou um contrato de mil milhões de euros com o atleta, no ano passado.

Este acordo entre Ronaldo e a Nike tem por base um Marketing de Influência, que é uma forma de marketing que, em vez de apostar nos mercados-alvo como um todo, concentra-se em pessoas chave – as que têm mais audiência e influência online – e direcciona as mensagens das marcas para os seus públicos.

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Estas pessoas-chave são as chamadas “mega influenciadores” que, tal como Ronaldo, podem permitir às marcas alcançar mais clientes e aumentar as suas vendas. Uma campanha de um mega influenciador que tenha milhares de seguidores e um bom envolvimento com eles pode ser preciosa quando a marca quer aumentar o seu alcance. O certo é que os “micro influenciadores” também são importantes porque apesar de terem menos seguidores conseguem uma maior interação com eles e por isso uma maior confiança desses seguidores.

Tanto mega como micro influenciadores podem ser um investimento lucrativo para as marcas, desde que haja um contacto e envolvimento contínuo entre influenciadores e as comunidades.

Mostrado o potencial do Marketing de Influência só fica uma questão: o “sim” entre Ronaldo e a Nike será o pontapé de partida para a futura tendência do marketing nas redes sociais?

Texto por: Daniela Matos.

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