O que é o “FOMO” e como se relaciona com o marketing digital

O Fear Of Missing Out (FOMO) pode ser traduzido como “O Medo de Ficar de Fora”, e é, como o próprio nome indica, o medo que sentimos por não querer perder um evento ou conteúdo que possa ser importante. O FOMO pode ser sentido tanto no contexto digital como em situações do dia-a-dia, como no trabalho ou em família.

No digital, podemos experienciar FOMO por não querermos perder nenhum novo conteúdo que possa surgir nos nossos feeds, daí estarmos, de forma quase constante, a atualizar as nossas redes sociais.

No dia-a-dia, e fora do contexto digital, podemos ter “medo de ficar de fora” em contexto de trabalho, por não sermos convocados para uma reunião, por exemplo, ou entre família e amigos, quando não podemos estar presentes num evento em que os nossos relativos vão estar presentes.

Os millennials são apontados como aqueles que mais se identificam com este fenómeno, sendo que, de acordo com um estudo realizado pela Eventbrite, 69% dos millennials experienciam FOMO. Esta geração é caracterizada por valorizar mais experiências (concertos e festivais de música ou corridas temáticas, por exemplo) do que objetos físicos, e por isso gostam de poder mostrar aos seus seguidores o que estão a viver.

millennial-social-media-sharing-statistics[2]

No digital, o Fear Of Missing Out pode ser utilizado pelos marketeers de forma a gerar mais engagement da audiência. Se as marcas ou produtos conseguirem criar uma experiência FOMO-worthy, os consumidores vão “cair” por essa mesma experiência que a marca/produto lhe proporcionou e irão querer partilhar com os seguidores, gerando hype e user-generated content.

Já experienciaste FOMO? Em que situação?

 

Texto por: Francisco Banha e Silva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s