Aprendizagem e marketing: há relação!

A aprendizagem é um processo estável e permanente através do qual as aptidões, conhecimentos e comportamentos individuais são adquiridos ou alterados em função das experiências. É este processo que permite não só aos consumidores, mas também aos marketers conhecer novos produtos, usos e imagens de marca.

Importante e utilizada até de forma inconsciente e automática por todos nós, a aprendizagem pode ser cognitiva e/ou social. Eis algumas características de cada uma e a importância de serem consideradas pelo Marketing:

  • Aprendizagem cognitiva: implica a recolha e o processamento de informações assim como a aquisição de conhecimentos através da associação de eventos e interpretação de estímulos. Neste tipo de aprendizagem, podemos fazer uso da abstração, em que passamos as caraterísticas que associamos a um produto para outro como pode acontecer com as embalagens semelhantes, e a categorização, em que enquanto consumidores comparamos produtos a partir das categorias de produtos que definimos de início, aprendendo através da experiência. Os anúncios informativos são essenciais na aprendizagem cognitiva que é frequentemente utilizada para produtos caros, duradouros ou bens comprados pela primeira vez.
  • Aprendizagem social: é realizada através da observação, da aprendizagem indireta ou da modelação. Pode ocorrer quando assistimos às ações dos outros e reparamos nas consequências negativas ou positivas dos seus comportamentos, levando-nos a imitar esse comportamento dependendo dessas mesmas consequências. Segundo a Teoria Social da Aprendizagem o comportamento humano é modelado pelo comportamento do grupo social a que o sujeito pertence ou do grupo que tem de referência. É por este aspeto que algumas das estratégias comunicativas do Marketing passam por utilizar anúncios em que aparecem personalidades de prestígio.

Podemos concluir que aprendemos de diversas formas e que são essas diversas formas que influenciam as nossas diversas escolhas e decisões, como é o caso das decisões de compra. Sobre a forma como aprendemos William Glasser propõe ainda uma pirâmide que revela as percentagens da nossa aprendizagem consoante as atividades que diariamente realizamos.

b878e7ab-f7f5-40bc-8c03-46e6e79a6aa0-original.png

 

Texto por: Daniela Matos.

2 thoughts on “Aprendizagem e marketing: há relação!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s