Gangnam Style deixa o trono e já não é o vídeo mais visto do Youtube

Durante os últimos cinco anos, o conhecido vídeo viral do artista sul-coreano Psy foi o vídeo mais visto do Youtube, acumulando quase 3 mil milhões de visualizações, Mas este marco foi agora ultrapassado.

See You Again, o single de  Wiz Khalifa e Charlie Puth que faz parte da banda sonora Velocidade Furiosa 7, é agora o vídeo mais visto da rede social. O single foi lançado em 2015 como forma de homenagem ao actor Paul Walker (que morreu num acidente de carro antes de o filme estar concluído) e atingiu um sucesso estrondoso, tendo agora o título de vídeo mais visto de sempre do Youtube. O videoclip de “See You Again” já acumula quase 3 mil milhões de visualizações, ultrapassando “Gangnam Style” em quase dois milhões de visualizações. Para além de ser o vídeo mais visto, a música foi também a mais vendida de 2015 e foi nomeada para um Grammy, na categoria de “Canção do Ano”.

Apesar de recente, o título atribuído a “See You Again” pode não ser duradouro. O mais recente êxito “Despacito”, de Luis Fonsi, está perto de atingir os 2,5 mil milhões de visualizações, em apenas 6 meses, já ocupando de momento o 5º lugar no top de vídeos mais vistos do Youtube, sendo que as visualizações não param de aumentar.

Segundo a BBC, do top dos 50 vídeos mais vistos da rede social, 47 são músicas, tendo esta plataforma uma enorme importância para a indústria musical, enquanto plataforma de streaming. Porém os lucros gerados nesta plataforma são muito inferiores aos gerados por plataformas dedicadas exclusivamente ao streaming de música, como o Spotify. Nesta última plataforma, “See You Again”, por exemplo, gerou 665 milhões de doláres, sendo que na plataforma de partilha de vídeo Youtube gerou “apenas” 2,9 milhões de dólares.

O sucesso dos vídeos musicais no Youtube é inquestionável e os recordes continuam a ser batidos, mas até que ponto é esta uma forma de distribuição viável para a indústria da música?

 

Texto por: Francisco Silva.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s