O Facebook Messenger vai deixar de ser uma experiência livre de anúncios. A marca anunciou que vai introduzir anúncios no Facebook Messenger, de forma a monetizar o serviço que conta com 1,2 mil milhões de utilizadores mensais, potenciando assim o seu crescimento.
A medida não é contudo novidade, em Janeiro deste ano o Facebook já tinha começado testes na apresentação de publicidade na interface principal do Messenger, em dois países: Tailândia e Austrália. Para além destes testes, já existia publicidade no chat mas apenas dedicada a empresas com quem os utilizadores do Messenger tivessem anteriormente interagido (os anúncios são apresentados apenas na janela de conversação da empresa com o utilizador).
A nova forma de publicidade irá surgir na main page do chat: os anúncios vão surgir intercalados entre as conversas que cada utilizador tem. Estes anúncios poderão redirecionar o utilizador para o site da empresa anunciante ou utilizar um chatbot (que faz com que os utilizadores não tenham que deixar a aplicação).
Foto: TechCrunch
Os testes desta nova forma de publicidade parecem ter mostrado resultados positivos, visto que o serviço de chat da maior rede social do mundo pretende agora estender esta ideia de forma global, chegando a todos os seus utilizadores. Contudo, a decisão definitiva de manter ou não publicidade no Facebook Messenger, dependerá da reação dos utilizadores a esta novidade e da sua aceitação à mesma.
Com esta notícia, e devido à forma de segmentação da publicidade, muitos utilizadores ficaram preocupados com a sua privacidade, contudo o Facebook já veio esclarecer que a publicidade será segmentada apenas através dos gostos do utilizador e nada terá a ver com as suas conversas privadas e pessoais.
O que achas desta novidade? Achas que vai interferir com a tua experiência na app?
Texto por: Francisco Silva.