Celebridades que “falam” por nós: sim ou não?

Não me lembro do que fiz no meu 26º aniversário. Provavelmente, o mesmo de sempre: estive com a minha família, com amigos, fomos jantar fora, recebi presentes.

“Mas e o David Carreira”, perguntam vocês? Pois bem. A propósito do seu 26º aniversário o cantor lançou, nada mais nada menos, do que uma aplicação móvel com 28 emojis criados à sua imagem.

A app DCMOJI está disponível tanto em dispositivos iOS como Android e é uma forma de David Carreira agradecer o apoio dos seus fãs.

A aplicação, desenvolvida pela BloomIdea, consiste num teclado de emojis que permite a partilha dos símbolos em várias plataformas de conversação, como WhatsApp ou Messenger, do Facebook.

Pouco tempo depois, Herman José seguiu-lhe os passos. O humorista, que tem deixado a sua marca nas redes sociais – mais particularmente no Instagram-, lançou uma aplicação que disponibiliza os chamados “Hermojis”, um teclado de “emojis” com representações de algumas das suas personagens mais icónicas.

Quem não se lembra do célebre apelo “Let’s Look at a traila”, de Lauro Dérmio, ou do sempre cauteloso “Não havia nexexidade ezz… ezzz…hum”, do Diácono Remédios? Ou ainda dos entusiastas Melga e Mike? Estão todos lá, nos “Hermojis”, app gratuita desenvolvida pela UnScope Alliance.

Mas… já ouvimos falar de algo parecido em algum lado, não já? Já.

A popularidade dos emojis não é propriamente recente. Este (😂) chegou mesmo a ser escolhido como “The Word of the Year” (ou “A Palavra do Ano”, em português), pelo Oxford Dictionary em 2015, pela sua importância cultural. Recentemente estes símbolos, que já se aninharam tão proficuamente na nossa linguagem digital, tiveram mesmo um filme dedicado – The Emoji Movie.

Mas recuemos um pouco mais no tempo.

Se conhece Kim Kardashian West, deverá conhecer a Kimoji. A Kimoji é, por si só, uma app store portentosa, ou não tivesse mais de 1000 emojis personalizados. E este é um trabalho contínuo! Joanna Figliozzi, – senior art director da Whalerock Industries, a empresa sediada em Hollywood que gere todas as apps e propriedades digitais do clã Kardashian-Jenner – e designer de emojis pessoal de Kim Kardashian West, reuniu ainda no início do ano com Kim e com o marido, Kanye West, para um brainstorm de palavras que pudessem ser convertidas em emojis!

Estes pedaços da vida da estrela de Keeping Up with the Kardashians está ao alcance de todos por $2.99 – €2.52 – (ou $1.99 – €1,68-, se quiser o pack original).

De acordo com a Fast Company, quando a app foi lançada, em Dezembro de 2015, conquistou rapidamente o primeiro lugar na app store, gerando 1 milhão de dólares (qualquer coisa como mais de 840 mil euros) por minuto!

É que além de reforçar a marca “Kim Kardashian West” junto dos utilizadores, tomando literalmente conta dos teclados dos seus dispositivos móveis, a Kimoji fala a mesma linguagem da cultura pop do século 21, tornando os emojis acessíveis de tal forma que façam sentido a qualquer pessoa, mesmo que não sejam fãs da estrela de reality shows!

De lá para cá, os emoji personalizados tornaram-se uma indústria de pleno direito. Podemos encontrar na app store emojis da Sia, Justin Bieber, Heidi Klum… E de marcas como Starbucks, Coca-Cola, Ikea…

A tendência tardou, mas chegou a Portugal. Para David Carreira, millenial e, portanto, nativo digital, a DCMOJI é uma forma de se aproximar dos seus fãs. Para Herman José também, com o acréscimo de que os Hermojis poderão levar o seu trabalho a um público que nasceu já muito depois do período áureo de personagens como Serafim Saudade, Maximiana ou José Esteves.

Estamos por cá para ver se mais figuras públicas, mais marcas de outras áreas, se disponibilizam para dominar os nossos dispositivos!

Desse lado, são adeptos de emojis personalizados?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s