As Redes Sociais estão a mudar o mundo.

Será um título exagerado?

Para o bem e para o mal as redes sociais tornaram-se uma das principais formas de consumir notícias, de saber como estão os nossos amigos, de partilharmos os nossos gostos e de trazer ao de cima o nosso melhor e pior lado. Mas podemos resumir tudo num único conceito: partilha de informação.

Vamos começar pelo lado maléfico das redes sociais. Já repararam a facilidade em que conseguimos ser influenciados sobre o que nos rodeia? Quantas notícias e artigos, já lemos mas que a informação não estava 100% correcta? As fake news estão na ordem do dia e não podemos deixar de pensar duas vezes antes de tomar qualquer informação como verdadeira. “Check Check Double Check”

Em segundo lugar, muitos de nós já passaram por esta situação, ou um amigo, que é a simplicidade em fazer-se passar por alguém, ou seja, roubo de identidade. Outro dos temas que tem sido muito discutido é o cyber bullying, o aparecimento de jogos como o Baleia Azul e a assustadora facilidade com que um predador sexual tem acesso a informações sobre qualquer pessoa. Para além destes temas não podemos esquecer como podemos, sem grande dificuldade, prejudicar a vida de alguém apenas com a abertura de um link ou mesmo com a partilha de um conteúdo menos “próprio”.

Por outro lado temos o lado (muito) positivo das redes sociais. Conseguimos estar perto dos nossos amigos em qualquer parte do mundom falar com familiares que emigraram e que antigamente só tínhamos notícias através de telefonemas ou cartas, saber se estão bem através do Safety Check do Facebook em caso de ataque terrorista e ter acesso a informações que não estavam, nem nunca estariam acessíveis em real time.

Também não nos podemos esquecer da possibilidade de criarmos grupos com pessoas que não conhecemos na vida real mas que têm os mesmos interesses e gostos. Estes grupos muitas vezes conseguem criar laços virtuais tão fortes que podem ajudar a superar fases menos fáceis que possamos estar a passar.

Ainda tenho muito para partilhar convosco sobre o tema das redes sociais estarem a mudar o mundo, principalmente o impacto que têm nas marcas, mas vou deixar para um próximo artigo 😉

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s