Impulsionar a presença digital é benéfico para a carreira profissional

Este é um tema importante para o desenvolvimento profissional, se tivermos em conta que existem ferramentas que podem ajudar à nossa produtividade perante os olhos da entidade que nos recruta. O objetivo é aproveitar da forma mais benéfica para cada um de nós as mais-valias das plataformas digitais neste sentido.

 

Todos os dias somos inundados com informação que nos chega através de várias plataformas, nos os mais diversos formatos, o que leva a que muitas vezes nos esqueçamos da nossa própria informação e da partilha da mesma quando, por exemplo, procuramos trabalho.

Uma recomendação que a maioria de nós desvaloriza e que é relevante quando estamos à procura de trabalho, é precisamente reforçar essa presença digital antes de qualquer entrevista. Esta é uma recomendação válida para todos os profissionais, mas tem especial importância para quem trabalha em comunicação. E porquê? Porque esta é uma das áreas mais revolucionadas por esta Era digital em que vivemos, e nós, na qualidade de profissionais de comunicação tivemos que assumir algumas destas competências – que até há bem pouco tempo estavam sob a responsabilidade de profissões especificas para tal.  De qualquer forma, torna-se essencial termos em consideração que estamos a ser avaliados por profissionais que já dominam muitas dessas competências.

Apesar desta recomendação até poder ser considerada por muitos como óbvia, possivelmente ainda não refletiste acerca dos benefícios que as plataformas digitais proporcionam nestas ocasiões. Muitas vezes o desempate, na disputa por uma vaga, pode depender exatamente deste fator.

Para ajudar, apresento uma check list com alguns pontos que devemos ter em atenção para reforçarmos a nossa presença digital. Estes parâmetros irão certamente ajudar a que antes de procurares um trabalho, percas um pouco de tempo com a tua reputação digital, reforçando o que melhor te caracterize em termos de personalidade. E claro, tendo em conta que essas características possam interessar a quem está à procura de novos profissionais no mercado.

 

 

Check List:

  • O teu perfil nas redes sociais| Faz um update do teu perfil nas redes sociais, certificando-te que as informações a teu respeito estão atualizadas, facilitando os pontos de contato para os interessados no teu perfil. Cria perfis nas redes sociais com maior impacto no universo laboral, como por exemplo, no Linkedin.
  • Reputação| Hoje em dia não conseguimos ter muito controle da nossa privacidade. Protege a tua reputação. A tua interação/atividade nas redes sociais pode dizer muito sobre ti. Sê tu mesmo, mas revê sempre as tuas publicações e principalmente as tuas intervenções, que muitas vezes feitas à pressa podem causar dúvidas sobre o que estavas realmente a querer dizer. Corrige sempre os eventuais erros de português que possam ocorrer.
  • Imagem| Dá preferência à tua imagem real e não a imagens meramente ilustrativas.
  • Empresas| Antes de seres escolhido(a), escolhe faz uma seleção prévia das empresas nas quais gostarias de trabalhar. Feito isso, segue os perfis dessas empresas nas redes sociais, principalmente no Linkedin (para estares a par das notícias e ofertas de emprego). Mantém-te a par da atividade dessas empresas, assina newsletters e procura informações que possam ser úteis para uma eventual entrevista.
  • Influenciadores| Acompanha nas redes sociais os perfis de profissionais e influenciadores da tua área profissional. Interage com eles e partilha os seus posts.
  • Grupos| Se te sentires apto para tal, participa em grupos de “discussão” sobre a tua área profissional, sempre de forma construtiva. Há vários grupos interativos, tanto no Linkedin, como no Facebook.
  • Redes privadas| Evita expor publicamente aquilo que queres manter numa esfera íntima. Para isso, utiliza mais as redes sociais privadas (como o WhatsApp) para esse tipo de conteúdo, direcionando os teus posts no Facebook apenas para o grupo com o qual realmente querias partilhar essa informação.

Texto por: Sílvia Santos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s