Até que ponto as redes sociais podem estar a afetar a nossa saúde?

Já aqui tivemos a oportunidade de abordar a crescente dependência das pessoas em relação às redes sociais, sendo que estas fazem parte do dia-a-dia de grande parte da população, especialmente do público mais jovem. Mas e se a sua utilização constante estiver a provocar danos?

Cerca de 91% dos jovens, entre os 16 e os 24 anos, utilizam a Internet para usufruírem das redes sociais. Sabe-se ainda que os valores de depressão ou ansiedade nestas idades aumentaram cerca de 70% nos últimos 25 anos, estando este valor associado ao uso destas plataformas que, comprovadamente, aumentam as taxas de depressão, ansiedade e falta de sono.

Um estudo, realizado pela Royal Society of Public Health (RSPH) em parceria com a Universidade de Cambridge, concluiu que o Instagram é a rede social que mais afeta a saúde mental dos jovens. Sintomas como a depressão, ansiedade ou angústia foram os mais referidos nesta análise, realizada a cerca de 1.500 britânicos, entre os 14 e os 24 anos. Os jovens consideraram o Instagram a rede social mais negativa, apontando razões como: a diminuição da autoestima, redução das horas de sono, aumento do cyberbullying e sentimento de exclusão. Estes fatores foram também mencionados relativamente às plataformas Twitter, Facebook e Snapchat.

O Youtube, por sua vez, foi considerado a rede social “mais positiva”. Apesar de ter sido classificado como tendo impacto negativo no sono, outros fatores como o entretenimento ou sentimento de “companhia” permitiram que esta plataforma fosse a única considerada benéfica para a saúde.

Texto por: Ana Mendão Costa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s