Assessoria de imprensa, afinal do que se trata?

A assessoria de imprensa pode ser considerada uma das profissões do mundo moderno. Criada no início do século XX pelo jornalista americano Ivy Lee, surgiu em meados de 1906 devido à necessidade do empresário John D. Rockfeller em melhorar a sua imagem e reputação perante os media. Desde então, o conceito difundiu-se pelo mundo e evoluiu em simultâneo com as transformações tecnológicas, o que fez com que os profissionais de comunicação se adaptassem ao mercado e às suas particularidades.

Mas para melhor compreendermos este tema, é importante ter em conta os seguintes conceitos:

  • Os stakeholders

Os influenciadores digitais são considerados stakeholders, ou seja, elementos fundamentais em qualquer estratégia de comunicação. De entre vários outros motivos, constam os resultados concretos do trabalho destes influenciadores, como por exemplo, o engagement junto dos seus seguidores, que conta com um menor investimento comparativamente aos orçamentos solicitados por figuras publicas, por exemplo. Tanto na Europa como nos Estados Unidos, os bloggers e youtubers estão em constante ascensão, o que provoca grandes mudanças neste segmento, promovendo o interesse de diversas marcas.

  • Menos é mais?

Não quando se trata de press releases enviados à imprensa. O press release é uma das principais ferramentas da assessoria de imprensa quando o assunto é comunicação externa. Este consiste basicamente num texto, de cunho jornalístico, sobre um cliente específico ou sobre qualquer outro tema relacionado com o cliente. O press release não é enviado ao público em geral, mas sim diretamente ao jornalista, via e-mail. Desta forma, a informação deve ser pensada para captar a atenção do jornalista, logo a partir do próprio título.

Ao invés do press release ser disparado para um e-mail geral (com vários jornalistas), uma boa alternativa é fazer este envio de material de forma personalizada e com exclusividade para meios estratégicos. Enviar um press release para um e-mail de grande dimensão não é aconselhado, pois aumenta a probabilidade de os meios mais importantes perderem o interesse no tema, depois de saberem que ele foi enviado em massa.

 

  • Jornalistas vs Relações-públicas

A assessoria de imprensa é uma das principais ferramentas de comunicação, tanto para pessoas como para as organizações, na medida em que é uma ferramenta facilitadora para estas instituições entrarem em contacto com a imprensa e consecutivamente com os públicos que pretendem impactar. Trata-se de uma peça fundamental no dia-a-dia dos jornalistas, que acaba por se repercutir nas próprias redações, pois funciona como fator facilitador do contacto entre a própria imprensa, as empresas – fontes valiosas para o trabalho dos jornalistas – e para os seus profissionais.

Mas julgo que a relação entre assessoria de imprensa e os jornalistas precisa de ser delineada pela ética e pelo profissionalismo, sendo que o envio de informações e entrevistas deve obedecer aos prazos das redações e aos alinhamentos definidos. Para isso, penso que o conteúdo e a linguagem utilizada devem ser claros e assertivos. Neste sentido, estes profissionais de comunicação, sejam assessores de imprensa ou jornalistas, devem ter em conta que a ajuda mútua e a promoção de um bom relacionamento profissional são a base para a construção de relacionamentos sólidos e duradouros – cujo resultado beneficiará, não só as próprias organizações, mas também a sociedade em geral.

 

  • Equipas internas

As agências de comunicação ainda se posicionam como “raras” no mercado internacional. Por isso, os assessores de imprensa costumam trabalhar dentro das próprias empresas, que contam com equipas especializadas neste sentido. Já em Portugal, a maioria dos consultores de comunicação, que trabalham em grande parte marcas nas agências de comunicação, acabam por fazer um pouco de assessoria das mesmas, promovendo o contacto entre estas e os meios de comunicação.

 

Texto por: Sílvia Santos.

 

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