Bem sabemos que há muitas compras que fazemos que acabam por ser desnecessárias ou que nos desiludem depois de passarmos alguns minutos a olhar para o produto.
A fim de evitar essas compras inúteis e de poupar as jarras, os tapetes e os banquinhos decorativos a estas viagens entre loja-nossas casas-loja, o IKEA juntou-se à Apple e criou uma app.
A ideia é mesmo a de nos mostrar como ficaria determinado produto em determinada divisão da nossa casa. Como? Ora… Bastar-me-ia tirar uma fotografia a um canto vazio da minha sala e, na app, escolher qual o cadeirão do IKEA que idealizo e tenciono comprar.
No fundo, a tecnologia, neste caso, permite ao utilizador imaginar um futuro próximo e avaliar se a mudança ou o acrescento que vai fazer na sua casa é do seu agrado. Podem estar a pensar que a ideia é inútil, mas acreditem que pode dar jeito. Quantas vezes já compraram uma blusa que tiveram preguiça de experimentar na loja e que, quando chegaram a casa e tentaram usá-la num look, não gostaram de como ela assentava no vosso corpo? Pois. O mesmo acaba por acontecer com a decoração!
O móvel escuro pode não ficar bem na cozinha que não é muito iluminada. O tapete pode criar ilusão de que a sala é ainda mais pequena do que ela na verdade é. A cama do vosso quarto pode não ficar bem com a cómoda que vos piscou o olho na loja. Estas coisas acontecem no mundo das pessoas adultas que tentam decorar uma casa, gente! Mas agora podemos deixar-nos de coisas. Porque a aplicação do IKEA vai chegar à App Store já em Outubro.
Esta nova app é uma das ramificações da estratégia da Apple: criar um mundo baseado numa realidade aumentada. Um dos objetivos da marca é transformar o mundo virtual num mundo real em que a realidade aumentada se sobrepõe à imaginação. Será que é a partir de agora que tudo se torna possível? 😉
Texto por: Daniela Carreira Peralta.