Os caminhos da comunicação no ambiente empresarial

Destacar um conceito ou ideia concretos quando falamos de Comunicação Empresarial não é uma tarefa fácil, visto que todos os temas têm o seu relevo e se aplicam de alguma forma ao ambiente empresarial.

Primeiramente é importante termos em conta que o processo comunicacional exige vários elementos de comunicação, tais como o emissor – que comunica ou informa, e o recetor – quem recebe o comunicado ou informação e descodifica a mensagem, sendo estes também elementos fundamentais em todo este processo. A comunicação por si só, envolve várias características que devem ser tidas em conta, tais como, o meio onde está a ser transmitida e recebida a informação, a forma como ela está a ser transmitida ou a própria entoação que o emissor dá à mensagem em causa.

A comunicação empresarial está presente também nas relações pessoais, sendo que a capacidade de comunicar pode ser bastante útil, tanto para as pessoas como para as empresas, tendo em conta que este é um veículo que pode oferecer a uma pessoa ou empresa um maior relevo e credibilidade.

A comunicação verbal é a forma de comunicação com mais longevidade quando comparada com outros tipos de comunicação, e é utilizada sempre para informar, transmitir ou partilhar ideias e pensamentos. Mas é preciso ter em conta que existem outras formas de comunicar, tais como, a própria aparência, expressão corporal, o conhecimento de um determinado assunto, a credibilidade ou mesmo a entoação que damos à própria voz. Todas estas características são essenciais para conseguir envolver e atrair a atenção de quem nos está a ouvir.

Quando se trata de entrevistas e reuniões, devemos ter em consideração que a primeira serve para obter informações de pessoas, como um candidato a uma vaga de emprego, por exemplo. As reuniões, por outro lado, servem para (através de comunicação oral) transmitir, comunicar, informar, discutir e tomar decisões sobre determinados assuntos relacionados, por exemplo, com as próprias empresas.

comunicação organizacional é dividida em três aspetos: comunicação institucional, comunicação administrativa e comunicação estratégica. A comunicação institucional é uma área da comunicação que implica o conhecimento das próprias instituições e a partilha das suas caraterísticas. Por outro lado, a comunicação administrativa tem como finalidade orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades internas das empresas. Já a comunicação estratégica surgiu das organizações, como forma de definir o canal de comunicação, dependendo do público definido e da categoria de informação a comunicar, podem ser utilizados diferentes canais.

Para finalizar, outro aspeto fundamental é a Tecnologia da Informação que engloba todo o recurso tecnológico de armazenamento, processamento e transmissão de informação. Desta forma, é dividida em hardwares e softwares, dois conceitos de que tanto ouvimos falar no mundo laboral das empresas, mas que nem por isso sabemos qual o verdadeiro significado. Hardwares são todas as partes físicas da tecnologia, como por exemplo, os computadores e servidores. Softwares são programas instalados nos computadores. Toda a parte da tecnologia da informação é utilizada para agilizar processos e tornar mais dinâmicos e funcionais a atividade das próprias empresas.

 

Texto por: Sílvia Santos.

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