“Vai ser bom, não foi?”

Marcas e agências estão de armas a postos para a era dos anúncios de 6 segundos. Conteúdos consumidos, literalmente, num abrir e fechar de olhos.

“2018 vai ser um ponto de viragem para os anúncios publicitários de rápido consumo”, diz-nos a AdWeek.

Gigantes como a Google, Fox e Facebook já fizeram saber que vão apostar neste formato de fast advertising e tanto marcas como agências estão a preparar-se para aderir ao movimento.

Mas… porquê? “O formato permite-nos continuar a senda do alcance de um público mais jovem”, disse Candace Cluck, directora de experiência do consumidor para a Michelin no mercado Norte-Americano à AdWeek, adiantando que este tipo de publicidade pode ser ideal para conquistar millennials e membros da Geração Z, que têm um espectro de atenção menor.

E enquanto que alguns profissionais defendem que a curta duração dos anúncios obriga os criativos a ser mais “focados”, outros falam mesmo de uma maior “conexão humana”.

“ [Com anúncios de 6 segundos] podemos alcançar um nível de comoção e de conexão humana que não conseguimos com um anúncio de 15 segundos”, afirma Maud Deitch, criativa da agência Mother New York. “Isto deve-se ao facto de termos de entender o nosso assunto, objectivo, os meios escolhidos e as ferramentas de produção de uma forma muito mais íntima, para tornar os anúncios de seis segundos eficazes”, explica, rematando que “este é um dos formatos publicitários – se não O formato publicitário – mais importante, ao qual vamos assistir cada vez mais”.

Um estudo recente da Google sobre os seus anúncios bumper (aqueles que surgem no ecrã, que não podemos saltar e que têm de ser vistos antes do vídeo que queremos realmente ver) indicou que 9 em 10 dos anúncios são recordados por quem os viu e 61% destes aumentaram os níveis de brand awareness. “Se estivermos a tentar chegar a um consumidor pela primeira vez, quanto mais curto o anúncio, melhor”, explicou Jake Malanoski, director de customer acquisiton do serviço de refeições Green Chef. “Se estivermos a falar de retargeting, podemos utilizar anúncios de entre 15 e 30 segundos. Parte da teoria diz que se alguém não ouviu falar de ti, não vai dispensar muito do seu dia por ti”.

Partilhamos convosco alguns anúncios de 6 segundos que nos fazem esquecer a opção “skip ad”:

1. Old Spice

A marca não é nova nestas andanças da boa publicidade. Com o formato de 6 segundos volta a marcar pontos.

2. Mercedes-Benz

Há melhor forma de mostrar que um carro pode ir dos 0 aos 100 em apenas 3.8 segundos do que em, precisamente, 3,8 segundos? Foi o que a Mercedes-Benz fez. Nem precisou do tempo que lhe restava até aos 6 segundos.

3. “This is the End”

Nós ficámos até ao fim, sem qualquer esforço. E vocês?

4. Bounce

Em 6 segundos, a marca Bounce mostra aos consumidores uma possível consequência de não usarem os seus produtos!

5. YouTube

Para promover o potencial criativo dos anúncios de 6 segundos, o YouTube desafiou realizadores e agências publicitárias a recontar obras clássicas da literatura… em seis segundos. Este é apenas um exemplo. “Romeu e Julieta”, a piscar o olho aos fãs de cães!

6. Tide

Em qualquer dos casos… A marca oferece a solução. E comunica-a em 6 segundos.

Que o formato não é novo, é um facto. Mas a verdade é que vai ganhar cada vez mais terreno no próximo ano, prevêem os profissionais. Quantos de nós não acompanham o contador descrescente dos anúncios, para que finalmente cheguemos aos vídeos que queremos ver? Agora as marcas vão ter de nos conquistar de formas cada vez mais desafiantes com as suas histórias.

P.S.: Sobre o que é que pensaram que era o artigo?

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