Workplace by Facebook

O Workplace é uma ramificação do Facebook que tem como objetivo unir perfis profissionais. O layout e o feed de notícias são bastante idênticos aos do Facebook como o conhecemos. A diferença passa pela utilização que lhe é dada. Começámos a utilizar esta rede social na agência há uns meses e hoje faço-vos um balanço do que tem sido a minha experiência. Curiosos?

Para quem passa o dia inteiro no Facebook a gerir contas de clientes e a analisar comunidades, esta rede social pode ser um escape à confusão das publicações anónimas no Facebook. A juntar esse facto ao facto de que podemos reunir todos os colegas de trabalho no mesmo espaço e organizados por grupos de clientes e de projetos, esta rede social torna-se rapidamente numa das plataformas mais importantes do nosso dia-a-dia.

O Workplace é útil. Permite-nos criar variados grupos consoante os projectos da agência, adicionando apenas os colaboradores da agência que fazem parte do projecto. Ali, podemos fazer upload de documentos, de imagens, vídeos, criar eventos e formatar o texto com alíneas, numeração ou texto a bold e itálico. O texto pode também ser formatado com estilos de texto que vão desde um estilo que tem mais destaque, a um estilo mais discreto.

O Workplace é interactivo. Nos grupos, podemos criar sondagens e partilhar links com os colegas. A adicionar a estas características, o Workplace traz agregado a si o Workplace Chat, que funciona exactamente como o chat do Facebook, sendo possível conversar apenas com uma pessoa ou com um grupo de pessoas. Lá, podemos também partilhar vídeos, imagens, documentos em formato .pdf e formatos editáveis.

O Workplace pode ser confuso. Principalmente, para os utilizadores que acreditam que duas aplicações no telemóvel já são demasiadas! Ou seja: na sua versão mobile, o Workplace exige o download de duas apps independentes: Workplace e Workplace Chat. Também no caso de quem se perde com muitas notificações, o Workplace pode não ser a plataforma mais prática do universo virtual.

O Workplace tem sido um amigo para a minha organização. É para registar o planeamento de conteúdos? Deixo-o registado no grupo do projecto no Workplace. Há um recado para deixar aos colegas, escrevo-o no Workplace. Há uma notícia que queremos mostrar? Workplace. Uma reunião de projecto? Podemos criar o evento e convidar os colegas que fazem parte do projecto.

O Workplace é uma afronta para o amigo LinkedIn. Não acham? 🤓

 

Texto por: Daniela Carreira Peralta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s