GIFar ou não GIFar, eis a questão

Sejamos sinceros: quem na internet não gosta de um bom GIF? O formato voltou à internet em força, sobretudo nas redes sociais. Veja-se o sucesso que tem sido a nova possibilidade de acrescentar Gifs às Stories do Instagram.

O GIF trata-se de uma sigla com pouco mais de 28 anos, e significa Graphics Interchange Format. A sua criação deve-se à CompuServe que pretendia criar um formato de imagens a cores de forma a substituir o antigo formato que até lá apenas existia a preto e branco.

Mas onde encontrar os melhores GIFs para usar e abusar deles nas redes sociais, e até mesmo nos grupos do WhatsApp dos vossos amigos?

 

Giphy

O Giphy é provavelmente um dos lugares digitais mais conhecidos do momento dada a facilidade que é escolheres e usares um determinado GIF. Basta encontrar o teu GIF através da barra de pesquisa, entrar, copiar e colar o URL. Com as palavras certas utilizadas na busca é provável que não percas muito a procurar e encontrar a imagem perfeita para o teu Facebook ou grupo de amigos no WhatsApp.

 

Google Imagem Search

Mesmo sem login, o Google permite pesquisar e utilizar imagens e GIFs disponíveis na web de uma forma rápida e eficaz. Para encontrar um determinado GIF através do Google, basta em primeiro lugar pesquisar por uma palavra chave e depois mudar de web para Imagens. Uma vez na secção das Imagens, há que detalhar a busca clicando na opção Ferramentas -> Tipo e selecionar ‘Animado’

 

Tumblr

O Tumblr é provavelmente a referência no que diz respeito à procura de GIFs animados. Idolatrado por utilizadores de todo o mundo, basta entrar para nos apercebermos do motivo da fama. Está lá tudo!

 

E já experimentaste fazer o teu próprio GIF?

Apontamos-te agora um top 3 lugares na web onde podes fazer o teu próprio GIF a partir de uma série de imagens que tenhas guardadas no teu computador.

 

Ezgif Maker

Provavelmente o mais simples e visitado sítio na web para produzir GIFs. Não se cingindo apenas à criação de GIFs, no Ezgif Maker poderás converter vídeos, redimensionar, cortar, otimizar e aplicar efeitos nas tuas produções.

 

Gyphy Cam

Prático e divertido na experiência do utilizador. Sobretudo para os utilizadores de iOS, uma vez que se torna possível fazer GIFs de forma instantânea com recurso ao iPhone, conectando com a app da Giphy. Fazer um GIF imediato com o iPhone sobre um momento imediato, esta é a melhor opção para o produzir.

 

Recordit

A internet vê este site como a mais simples, fácil e útil ferramenta para criar GIF através de uma gravação de vídeo do monitor. Isto é, permite criar uma animação a partir de um print screen contínuo. Melhor e mais simples que isto, impossível.

 

Duarte Loureiro Borges

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s