A versão Go ocupa menos espaço no armazenamento do smartphone que a versão standard.
Já ninguém consegue viver sem e-mail. É tão ou mais importante que a nossa caixa postal física lá de casa ou o contacto telefónico. Gerir as tarefas tanto pessoais como profissionais, marcação de férias e consultas, receber facturas e, hoje em dia, até gerir pagamentos através de aplicações bancárias como o PayPal. A vida parece funcionar de maneira mais fluida e rápida através do nosso endereço de e-mail.
Mas a coisa pesa no nosso smartphone. Pesa por centenas de e-mails acumulados, o SPAM, as newsletters não abertas, os anexos de 10MB, a publicidade que pedimos e – principalmente – a que não pedimos…
Mas boas notícias, utilizadores do gmail: o Google acaba de lança uma versão mais leve da sua aplicação de e-mail. De nome Gmail Go, esta aplicação ocupa muito menos espaço no armazenamento interno do smartphone e, porque os dados são ouro, ainda usa menos dados móveis.
Mesmo que seja útil, o Gmail Go não inclui todas as funcionalidades da versão standard da aplicação, estando por exemplo ausente o carregamento automático de imagens.
De recordar que a Google tem mais das suas aplicações neste formato Go. O YouTube Go e o Chrome Go, por exemplo, também foram criados para oferecer estes serviços a países de conectividade mais baixa.
Segundo a Google, a experiência Gmail mantém-se, e o seu smartphone vai agradecer.
Texto por: Duarte Loureiro Borges.