E o Instagram inova… e inova…

Têm sido umas semanas animadas para o Instagram – e para os seus utilizadores. Não, não vou falar da IGTV – talvez a mais significativa de todas as novidades – mas de pequenas surpresas que a rede social tem vindo a lançar nas InstaStories para se tornar – ainda mais – apelativa!

Algumas ainda não chegaram a Portugal, outras estão mesmo em fase de testes. Mas é bom sabermos com o que poderemos contar nos próximos tempos!

Uma das ferramentas que está actualmente a ser testada é a possibilidade de fazer perguntas nas InstaStories.

Nas imagens, que foram partilhadas pelo Socia Media Today, podemos ver como esta nova opção funciona. Os utilizadores que a ela têm acesso conseguem visualizar o ícone de “Q&A” (“Questions and Answers”, ou “Perguntas e Respostas”, em português), e podem então colocar questões aos seus seguidores nas InstaStories.

As respostas são depois enviadas em modo privado para os criadores das mesmas. É uma boa forma de as marcas poderem ter feedback dos seus consumidores e aumentarem o engagement, destaca o Social Media Today.

Esta é apenas uma novidade de muitas que o Instagram tem apresentado, de forma progressiva, aos seus utilizadores. Recordemos, por exemplo, a possibilidade de focar a imagem no modo selfie, a possibilidade de partilhar publicações do feed directamente nas InstaStories, os stickers de música (já se terão cruzado com esta opção, mas ainda não a podemos escutar em toda a plenitude), os questionários com emojis, as partilhas com o @mention, as tags de produtos com possibilidade de compra directa…

De acordo com o Social Media Today o Instagram tem ainda – alegadamente – em fase de testes o modo de gravação em câmara lenta e em cinemagraphs, nada mais nada menos que uma fusão entre imagens estáticas e em movimento. No fundo, fotografias com secções animadas.

E estas adições estão ligadas apenas às InstaStories! Não podemos esquecer, claro, a IGTV ou as chamadas de vídeo em grupo, entre tantas outras novidades.

Até aqui o Instagram tem introduzido todas estas novas ferramentas de uma forma que não perturba a experiência de utilização. Esperamos que assim continue! De qualquer forma, uma coisa é certa: a plataforma tem procurado capitalizar o seu crescimento a um ritmo acelerado. E, claramente, está a fazer o caminho certo: as Instagram Stories já têm 400 milhões (!!!) de utilizadores diários activos! Já o Instagram em si atingiu recentemente a marca dos mil milhões de utilizadores mensais activos.

Esta aposta nas Stories só vem reforçar a ideia de que este formato é o futuro das partilhas sociais. Aliás, está no caminho para se tornar a principal opção de partilha social! É que já se prevê que as InstaStories ultrapassem a importância das partilhas nos feeds ainda este ano!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s