Os médicos repararam numa nova tendência: as pessoas querem mudar o corpo para ficarem iguais aos filtros das selfies. Aplicações como o Snapchat ou Instagram conseguem alterar a aparência de uma pessoa, levando-a a ver-se com aparências que não são observáveis num cidadão comum.
Esta tendência foi descrita por investigadores do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston num artigo publicado na revista JAMA Facial Plastic Surgery. Isto deve-se à insatisfação constante com o corpo quando comparado com a aparência das fotografias com filtros. Esta é uma tendência alarmante uma vez que as selfies filtradas apresentam uma aparência inatingível e estão distantes da realidade.
Se antigamente as pessoas levavam fotografias das suas celebridades favoritas às clínicas de estética, agora levam fotografias de si mesmas filtradas, proporcionando uma nova realidade de beleza. Recomendo a estes pacientes tratamentos de intervenção psicológica e, acredito, que irão ver-se ao espelho muito melhor 😊
Texto por: Filipe Guerreiro.