‘123456’ e ‘Password’ continuam a ser as piores palavras-passe do ano pelo quinto ano consecutivo

A SplashData publicou a lista anual das piores palavras-passe do ano, de mais de cinco milhões de passwords divulgadas na Internet. Tal como nos anos anteriores, 2018 registou várias divulgações de dados de perfis, mas mesmo assim, as pessoas continuam a usar palavras-passe fáceis de adivinhar.

Pelo quinto ano consecutivo, “123456” e “password” são as mais populares online. As novas entradas na lista incluem “111111”, “sunshine”, “princess”, “666666”, “654321” e “donald” no número 23. O CEO da SplashData, Morgan Slain, analisou a lista: “os hackers têm um grande sucesso ao usar nomes de celebridades, termos da cultura pop, desportos, e padrões de teclado simples para se apoderar de contas online, porque sabem que muitas pessoas usam combinações fáceis.”

Top 10 das passwords mais populares de 2018:
1) 123456
2) password
3) 123456789
4) 12345678
5) 12345
6) 111111
7) 1234567
8) sunshine
9) qwerty
10) iloveyou

 

No topo da lista, as palavras-passe populares incluem nomes de pessoas como “daniel”, “hannah” e “thomas”; referências da cultura pop como “solo”, “tigger” e “lakers”; palavras aleatórias como “cookie” e “banana”; anos de nascimento como “1990” e “1991”; e frases simples como “whatever”.
“A nossa esperança ao publicar esta lista a cada ano é convencer as pessoas a tomar medidas para se protegerem online”, diz Slain. “É um verdadeiro problema que, com todos os riscos conhecidos, e com tantos hacks altamente divulgados, como o Marriott e o National Republican Congressional Committee, as pessoas se continuem a colocar em risco ano após ano”.

No total, a SplashData estimou que quase 10% das pessoas usaram pelo menos uma das 25 piores senhas da lista deste ano, e quase 3% das pessoas já usaram a pior password, “123456”. A maioria das cinco milhões de passwords divulgadas e avaliadas para o relatório veio de utilizadores na América do Norte e na Europa Ocidental.

Para ajudar os utilizadores a permanecerem seguros, a SplashData afirmou que as suas passwords não devem ter menos de doze caracteres e devem ter tipos mistos de caracteres em cada uma delas. Todas as contas devem ter uma password diferente, e investir num aplicativo para a gestão de senhas, para guardar tudo, gerar passwords aleatórias e fazer login automaticamente em sites é sempre uma boa ideia.

A própria Apple introduziu um novo recurso de preenchimento automático de palavras-passe no iOS 12 este ano, facilitando assim a conexão com aplicativos de passwords de terceiros e o preenchimento das suas passwords em todo o iOS.

 

Artigo por Jéssica Ferreira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s