Meta para este ano: usar as redes sociais de forma saudável

As redes sociais vieram trazer inúmeros benefícios. A proximidade com os outros, conhecer pessoas novas, acompanhar todos de quem somos ídolos, darmo-nos a conhecer, são apenas alguns. No entanto, o uso de redes sociais em demasia, ou de modo incorreto pode afetar-nos nas atividades do quotidiano. Sabemos que cada pessoa é diferente, tal como o modo como utiliza as redes sociais, uns são completamente viciados e passam o dia colados ao telemóvel, já outros apenas usam o Facebook como ferramenta de trabalho, por exemplo. No entanto, o uso contínuo ou pontual pode trazer prejuízos, por isso, aqui vão seis dicas para usar as redes sociais de forma mais saudável.

Controlar o tempo passado nas redes sociais

Existem vários estudos que afirmam que existe um perigo eminente no uso de redes sociais. Por esta razão, é uma ajuda à autodisciplina ter ao lado uma aplicação que monitorize o tempo passado online e que impeça de fazer login antes do tempo que se define. Existem, para além disto, smartphones que registam o tempo de uso do aparelho. Ajudas preciosas para quem quer saber quanto tempo do seu dia é passado online.

Definir intervalos de tempo

Esta é uma dica preciosa para quem vai ver as notificações das redes sociais de 5 em 5 minutos. Em vez disso, definir períodos de actualização torna-se uma opção mais saudável, e conseguem-se definir intervalos de tempo sem as redes sociais. A longo prazo, esta dica pode melhorar o stress. Pequenas metas para 2019, certo?

Seguir apenas perfis relevantes

Esta dica é simples, e pode parecer óbvia, mas muitas vezes não existe uma real seleção de perfis que podem realmente ser do interesse pessoal. Ao seguir-se todos os conteúdos possíveis, gasta-se tempo e capacidade mental para assuntos sem utilidade.  Esta dica é aplicável ao chat com grupos em que nunca se participa das conversas. Essas conversas muitas das vezes podem ser apenas ruído de notificações que rouba a atenção ao utilizador.

Dormir sem o telemóvel

O título está correto, muitos são os que dormem literalmente com o telemóvel ao seu lado. O tempo que se leva até o sono chegar pode ser passado nas redes sociais, mas tal é evitável e contribui para que o sono chegue mais lentamente. Um dos truques é deixar o telemóvel num local longe da cama, ou desativar as notificações durante a noite. Muitos utilizam o telemóvel como despertador, algo que é dispensável se existir outro tipo de alarme.

Usar o tempo livre noutras atividades

Ter tempo livre por vezes é sinónimo de ir às redes sociais. Esse tempo pode ser substituído com hobbies como correr, ler ou estar com amigos.

Separar aquilo que se é nas redes sociais e na vida offline

Não postar algo há uma semana não faz ninguém ser melhor ou pior. É importante perceber que o fundamental é a vida real. A insatisfação com a vida pessoal pode levar muitos a mostrarem algo nas redes sociais que não corresponde à realidade. Esse é um dos pontos negativos das redes sociais.

Texto por Cláudia Godinho.

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