Google Maps vai lançar realidade aumentada para peões

A Google lançou um novo sistema disponível na aplicação Google Maps – o Visual Positioning System (VPS).  Este é um sistema de realidade aumentada que fornece indicações ao utilizador através de pequenas setas sobre o espaço real, que é captado pela câmara do telemóvel.  Esta é a funcionalidade que a Google apresentou em 2018 e que irá estar disponível este ano.

É comum surgirem complicações relacionadas com o uso do Google Maps no modo peão. Não raras vezes, torna-se confuso conseguir uma orientação perfeita apenas com o uso do mapa virtual, disponibilizado pela Google. Por esta razão, o VPS tem o objetivo de simplificar as caminhadas em espaços desconhecidos. Com imagens do mundo real e com a ajuda de setas sobrepostas sobre estas imagens, conseguimos uma orientação perfeita.

Para aceder à opção VPS, basta ativar a opção “Iniciar AR”, apresentada no ecrã principal do Google Maps, ao lado do botão “Direções”. Depois, basta o utilizador apontar a câmara para alguns pontos específicos de modo a que a aplicação identifique as redondezas.

Visualmente, o ecrã dividir-se-á em dois, de modo a serem mostradas as imagens reais do espaço onde o utilizador se encontra, assim como a versão virtual do mapa comum do Google Maps. À medida que o utilizador anda, o visor acompanha o caminho com imagem real, e setas que apontam para o caminho a seguir para chegar ao destino.

Esta é uma opção que apenas está disponível para viagens a pé, e para alguns utilizadores na fase inicial.  Teremos de esperar mais alguns meses até esta opção da Google Maps ser acessível a todos.

Fonte: Sapo Tek

Texto por Cláudia Godinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s