Usar as ferramentas do Instagram estrategicamente nas organizações

O reconhecimento e alcance de uma marca é tanto maior quanto mais presença online esta apresentar para se promover. Neste sentido, é importante utilizar todas as ferramentas disponíveis nas redes sociais online de modo estratégico.

A dinâmica das redes sociais está constantemente a mudar, e se ontem era suficiente postar fotografias da oferta disponível, hoje a interação com os públicos exige cada vez mais criatividade. Seguem-se, por isto, alguns aspetos a ter em conta de modo a tirar o maior partido do Instagram para a presença das marcas online.

Destacar a oferta da marca, seja produto ou serviço

No Instagram, através dos vídeos no feed, é possível criar conteúdo divertido e deixar a criatividade fluir. Para além disso, e se o objetivo principal da marca é levar os públicos a verem o vídeo, a imagem de capa deve ser atrativa. Os vídeos devem focar apenas um assunto, ser de fácil percepção, e sucintos (apenas são permitidos vídeos de 60 segundos no Instagram).

 

Não deixar de lado o Instagram Stories

O feed é importante, mas se o objetivo é passar uma informação curta, e ter visualizações de imediato, o stories é uma boa opção. Para além disso, com a opção “destaques”, os stories permanecem visíveis até a marca desejar.  Os stories são ideias para partilhar, por exemplo, ofertas limitadas ou códigos e cupões. Outra opção é dar informações sobre a marca no stories, de modo a manter o cliente conectado, ou mostrar o dia a dia na empresa, o que torna a relação com o consumidor mais pessoal.

 

Os lives do Instagram também importam!

Um live pode ser bastante eficaz, se promovido antes, de modo a informar os espectadores, e a mantê-los interessados. Esta é a ferramenta que permite, em tempo real, a maior interação com os públicos. É justificável utilizar o live para promover eventos ou workshops, por exemplo. Para além disto, o live permite o esclarecimento de dúvidas de imediato, o que cria uma maior ligação entre marca e consumidor. Nota importante: o assunto abordado nos lives dever estar diretamente relacionado à marca, e ser conduzido por alguém que conheça o assunto abordado, para que todas as questões sejam respondidas.

Lançamentos de produtos pode ser um argumento para fazer lives no Instagram, recorrendo por exemplo, ao teaser do lançamento. Essa ação pode desencadear a curiosidade dos públicos em voltar ao feed da marca quando o produto ou serviço for lançado.

Apesar das dicas, o marketing digital não é linear. O digital muda rapidamente, e com ele, as estratégias utilizadas. Por isso, o mais importante é “brincar” com as ideias, ligar a criatividade, e descobrir o que funciona para a marca.

Fonte

Texto por Cláudia Godinho

 

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