Há 15 anos foi lançado o Facebook e a identidade da rede social sofrerá a maior mudança dos últimos anos muito em breve. Para além disso, o Instagram também não fugiu às alterações. “A primeira coisa que temos de fazer é construir a plataforma mais confiável e segura que existe”, disse Mark Zuckerberg durante a última conferência Facebook F8.
Leia as principais renovações que irão ocorrer nas redes sociais:
- Um design totalmente repensado– vamos poder dizer adeus ao azul tradicional e dar a boas vindas a um estilo clean e simples, com um novo logótipo mais redondo e com animações.
- Grupos e Eventos em destaque – grupos e eventos vão ganhar um destaque único na barra do topo e irão aparecer com maior frequência no feed. Para além disso, os utilizadores irão receber sugestões de novos grupos para poderem participar.
- Novidades no Messenger – uma nova aplicação para o computador que irá permitir aos utilizadores terem conversas com os contactos que estão presentes no Instagram e no WhatsApp; a possibilidade de efetuar chamadas em grupo; anúncios que levam os utilizadores para uma janela no Messenger, na qual poderão saber mais sobre o determinado produto.
- Facebook Dating– será o novo Tinder do Facebook. Se utilizarem esta nova função, podem encontrar uma nova relação amorosa.
- Realidade virtual – Oculus Quest e Oculos Ritf S são outra grande novidade, que permitem enviar uma imagem para uma televisão ou dispositivo móvel. O lançamento está marcado para 21 de maio.
- Gostos e visualizações nas publicações vão passar a estar escondidos– o objetivo é fazer com que os utilizadores passem a gostar do conteúdo pelo que é e não por sentirem pressão social para colocar ou não um gosto. Os números de visualizações nos vídeos também vão passar a estar escondidos.
- Instagram Shopping– vai ser mais fácil comprar produtos pela rede social através de uma nova aba dedicada apenas a compras. Os utilizadores também vão poder comprar diretamente a influenciadores presentes na rede social que façam publicidade a um determinado produto.
- Arrecadação de fundos – os storiesirão ganhar um novo sticker de doação, para que os utilizadores possam criar campanhas de arrecadação de fundos.
- Nova opção nos stories– para além da opção “Live” e “Câmara”, irá haver uma nova, a opção de “Criar” que engloba todos os stickers, textos, sondagens e novos stickers para as perguntas que os utilizadores queiram fazer os seus seguidores.
Apesar de todas estas novidades, há aspetos ainda a ter em conta, relativamente ao Facebook, principalmente para todos aqueles que trabalham com conteúdos.
- Dark Social– todas as interações digitais privadas ganharem mais força e serem um desafio para muitos utilizadores da rede.
- Os anúncios– é importante para o Facebook que os utilizadores partilhem e compartilhem publicações de forma a informar os algoritmos e a publicidade. Desde modo, a partilha origina materiais qualificados que as empresas podem vender posteriormente.
- Contacto com o mundo inteiro– uma vez que temos de ser seletivos nos grupos com quem queremos comunicar, parece cada vez mais difícil estabelecermos contacto com o mundo todo ao mesmo tempo. E também é possível que redes fechadas ganhem mais pertinência dentro de aplicações onde os utilizadores comunicam com outras pessoas.
- Stories estão a crescer– o crescimento dos stories é uma grande vantagem e possibilita a abertura de uma grande oportunidade para a criação original de conteúdos.
Texto por: Andreia Rodrigues.