Nos últimos 3 meses, devido ao surto da covid-19, foi necessária a implementação de medidas de distanciamento social que trouxeram dificuldades de comunicação para as pessoas (socialização) e para as empresas (trabalho). Em resultado disso, o número de videochamadas disparou por todo o mundo, tornando a anterior capacidade máxima de 8 pessoas numa videochamada no WhatsApp, insuficiente.
Para se adequar à nova realidade, o WhatsApp criou o Messenger Rooms, em abril deste ano, que permite reunir grupos em videoconferência até 50 pessoas. Ao criar uma sala, o utilizador pode convidar amigos e familiares, para entrar na mesma através de um link enviado para o chat do WhatsApp.
Como criar e partilhar o link da Sala
- Abrir o WhatsApp e clicar em Chamadas > Criar sala Alternativamente:
- Abrir um contacto individual ou um chat de grupo, clicar em Anexar > Sala.
- Abrir um chat de grupo, clicar em Chamada de Grupo > Criar uma Sala. Esta opção só está disponível se o grupo tiver 5 ou mais participantes.
- Clicar em Continuar para Messenger. Este passo irá enviar o utilizador para a aplicação ou website do Messenger no seu telemóvel. Uma vez que as salas são criadas fora do WhatsApp e o Messenger é uma aplicação separada, aplicam-se os termos e práticas do Facebook:
- Se utilizar a aplicação do Messenger, é necessário ter a versão mais recente
- Se não tiver o login iniciado no Messenger, é necessário iniciar sessão na sua conta do Facebook.
- Se solicitado, clique em Experimentar.
- Clique em Criar Sala como {nome}.
- Pode clicar em Atividade da Sala para adicionar um propósito à conversa.
- Clique em Enviar ligação pelo WhatsApp. A aplicação irá reabrir.
- Procure ou selecione os contactos ou grupo de chat para partilhar o link da sala e depois clique na seta de enviar. O link irá aparecer de modo a que seja possível ainda adicionar uma mensagem.
- Clique Enviar.
Para entrar nas salas do Messenger Rooms, o criador da mesma tem necessariamente de estar presente.
NOTA: estas videochamadas por se realizarem fora da aplicação WhatsApp, não são encriptadas ponto a ponto.
Texto: Sara Oliveira