A nova alteração no algoritmo foi anunciada numa publicação feita pelo Facebook em que explica a mudança, baseada no feedback recebido pelos utilizadores.
Os utilizadores do Facebook indicaram que pretendiam informação e notícias mais credíveis, que fossem autênticas. Desse modo, o Facebook irá priorizar histórias e notícias de fontes mais reconhecidas e fidedignas bem como testemunhas reais dos acontecimentos. A empresa está a trabalhar com especialistas académicos e editoras de modo a estabelecer o processo pelo qual os relatos originais serão identificados.
Apesar da mudança, o Facebook espera que o conteúdo que tu e os teus amigos seguem e mais gostam continue a preencher a grande maioria do vosso feed.
Por outro lado, notícias de fontes que não providenciem uma informação transparente sobre o seu staff editorial, serão removidas. Para tal, o Facebook utilizará inteligência artificial de modo a fazer a análise dos artigos sobre um determinado assunto e identificar aqueles que são citados como fonte original.
Texto: Sara Oliveira