O YouTube está a desenvolver algoritmos para impedir menores de verem vídeos impróprios para a sua idade.
Passa pela criação de um sistema tecnológico com ajuda da Inteligência Artificial (IA) que irá detectar conteúdo que precise de ser revisto e que seja necessário implementar a restrição adequada.
Numa altura em que muitos utilizam o YouTube para encontrar conteúdo educativo e recreativo, surge a necessidade de mudança em consequência das criticas e queixas por parte de pais e educadores sobre conteúdos menos próprios.
Na União Europeia, os utilizadores poderão ser obrigados a fornecer um documento de identificação ou uma cartão de crédito como prova adicional de idade válida aquando o registo. O YouTube garante assim o cumprimento da nova directiva para os serviços audiovisuais que está a ser desenvolvida pela União Europeia.
Os utilizadores que queiram ver vídeos com restrições de idade incorporados noutros sites terão de fazer login para visualizar esses conteúdos no YouTube. Desta forma, é assim possível verificar a sua idade.
O YouTube pretende continuar a atualizar as suas políticas e ferramentas de maneira a garantir que as pessoas encontrem conteúdo apropriado à idade.
Texto de Margarida Runa