Nem sequer tente pagar com dinheiro na China

Como duas aplicações criaram novos tipos de comércio na China e como poderia ser um futuro sem dinheiro.

É difícil para aqueles de nós que vivem fora da China compreender como é que o pagamento de tudo se tornou digital no país. A maioria das empresas, desde os hotéis mais chiques a bancas de fruta à beira da estrada, exibem um QR Code – um tipo de código de barras que as pessoas digitalizam com a câmara do seu smartphone para pagar com as aplicações de pagamento digitais chinesas, Alipay WeChat.

Ray Zhong, que vivia em Pequim e escreveu sobre a empresa-mãe da Alipay estar a vender ações ao público pela primeira vez, falou comigo sobre como as aplicações de pagamento digital chinesas criaram novos tipos de comércio, e o facto desta oferecer um vislumbre de um futuro sem dinheiro.

Shira: Como é que Alipay e WeChat se tornaram tão populares na China?
Ray: 
Os cartões de crédito nunca prevaleceram na China. O país saltou uma geração e

passou diretamente para pagamentos digitais baseados em smartphones.

E as aplicações são simples para as empresas. Se uma empresa pode obter uma impressão de um QR Code, pode ser paga através de uma aplicação. Não precisam de máquinas especiais como as empresas que aceitam cartões de crédito ou muitos pagamentos móveis como o Apple Pay, que são essencialmente carteiras digitais de cartões bancários, enquanto o Alipay e o WeChat são pagamentos digitais mais puros.

O que há de útil nestas aplicações de pagamento?

A China tem um sistema bancário pesado e dominado pelo Estado. Estas aplicações têm permitido às pequenas empresas que estas se liguem facilmente a infraestruturas financeiras modernas.

Eu sei que pagar com um cartão de crédito não é tremendamente difícil, mas tornar uma fração mais fácil de comprar coisas, tem permitido diferentes tipos de comércio.

Provavelmente não compraria algo no Instagram por 50 cêntimos com o seu cartão de crédito, mas as pessoas na China compram livros digitais um capítulo de cada vez.

Quais são os inconvenientes?

Imagine se empresas tecnológicas poderosas como a Google soubessem tudo o que comprou em toda a sua vida. Essa é uma delas.

Há também preocupações de que Alipay WeChat são tão dominantes que ninguém pode competir com eles.

Como é que o governo chinês respondeu a estas duas aplicações criando um sistema financeiro fora do seu controlo explícito?

O governo tem estado atento. Colocou um limite às taxas que Alipay WeChat podem cobrar aos comerciantes. E onde as aplicações fazem o seu dinheiro real – ao fazer empréstimos e ao vender investimentos – o governo quer certificar-se de que os fundos de investimento não estão a assumir riscos excessivos.

Estas aplicações retratavam-se inicialmente como alternativas ao sistema bancário convencional, apoiado pelo governo. Mas em resposta ao escrutínio do governo, Alipay WeChat dizem agora deliberadamente que são parceiros dos bancos, e não concorrentes. Vários fundos e instituições do governo são investidores no Ant Group, o proprietário do Alipay.

A China é uma antevisão dos pagamentos digitais a serem efetuados no resto do mundo?

Alipay WeChat desenvolveram-se para as necessidades específicas da China. Não estou convencido de que sistemas de pagamento digitais semelhantes baseados em QR- code-digital sejam adotados em qualquer outro lugar. Talvez na Índia.

Alipay e o WeChat dificilmente são perfeitos. Penso que o Apple Pay é muito mais fácil de usar, pelo menos para caixas pessoais. Mas as aplicações chinesas têm a vantagem para pagamentos online.

Quando viveu na China, utilizou aplicações de pagamento?

Sim, para tudo: o meu aluguer, contas telefónicas, comida, aulas de ginástica, bilhetes de comboio, passeios em Didi – o equivalente chinês de Uber.

O que lhe faz falta nos pedidos de pagamento?

Dinheiro e fazer troco são coisas super irritantes. E eu odeio moedas. Na verdade, será que alguém gosta de moedas?

Fonte: nytimes.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s