5 Razões para trabalhar com Influenciadores na sua Campanha de Natal

No seguimento de um ano atípico como o de 2020, é certo que este Natal também não será como de costume. No entanto, este poderá ser um período fulcral para os profissionais de marketing digital e para as marcas. Este ano as marcas terão de adaptar os orçamentos reduzidos e as medidas impostas pela pandemia ao otimismo da quadra.

Os influenciadores já não são novidade no mercado, mas este ano poderão realmente desempenhar um papel fundamental juntos das marcas e consumidor. Através destes as marcas poderão de uma forma mais económica criar conteúdo atrativo, próximo da realidade e mensurável, oferecendo conversões online.

Seguem se cinco razões pelas quais poderá ser uma mais valia agregar influenciadores à sua marca neste Natal:

1. Definir o mood festivo

Tal como a maior parte das pessoas, também os influenciadores tiveram que mudar os seus estilos de vida de maneira a adaptarem se à pandemia, pondo em prática a criatividade de modo a inspirar os seus seguidores. À medida que este Natal COVID se aproxima, os consumidores poderão ter dificuldade em imaginar como será possível viver a mesma magia e quadra de Natal em meio de restrições e cancelamentos. O conteúdo instigante dos influenciadores aliado a uma marca ou produto ajudará os seus seguidores a planear e a ganhar entusiasmado com um Natal que ainda não conseguem imaginar. O mesmo processo pode ter como consequência um aumento potencial de determinadas vendas.

2. Aumentar a confiança na hora das compras

Cada vez mais são as pessoas que afirmam comprar com base em avaliações online, o que se traduz em consumidores mais cuidadosos e ponderados no momento de gastar dinheiro. Os influenciadores podem oferecer a orientação que o cliente procura e ajudá-lo a comprar com confiança. Os profissionais de marketing das marcas devem procurar influenciadores que façam fit com a marca de jeito a partilharem uma review transparente e motivadora aos consumidores, neste período de consideração importante. A recomendação de um influenciador confiável pode ser bastante útil. Num estudo feito pela AdNews conclui-se que 90% dos inquiridos afirmaram ‘sim’ ou ‘possivelmente’ quando questionados se comprariam um produto seguindo a recomendação de um influenciador.

3. Otimizar orçamentos 

Este ano são muitos os profissionais de marketing que procuram alternativas mais económicas devido à diminuição do orçamento disponível. O conteúdo do influenciador é acessível e oferece retorno sobre o investimento. Uma marca pode colaborar com vários micro influenciadores pelo custo de uma foto de um macro influenciador ou de um grande orçamento, criando um vasto banco de conteúdo digital e social eficaz que lhes permitirá alcançar diferentes consumidores antes do Natal.

4. Proximidade com o consumidor 

Com mais conteúdo disponível torna se mais fácil adequar e dimensionar os diferentes tipos de abordagem através de conteúdo personalizado, segmentado e significativo. O Natal será diferente consoante a localização de restrições que cada um de nós enfrenta, mas sabemos que a familiaridade ressoa. Através do marketing de influência é possível transmitir a identidade da marca, produto ou serviço de uma forma mais próxima, fazendo com que os consumidores se sintam mais rapidamente familiarizados com as marcas.

5. Impulsionar as vendas online

Seja para evitar as multidões seja por conveniência, fazer compras online é a opção mais recorrente este ano. Garantir uma experiência de compra online passa a ser crucial para as marcas que desejem maximizar as vendas este Natal. Investir em conteúdo gerado por influenciadores pode ser o princípio base, aumentando assim a interação e engajamento entre marca e consumidores.

Para os profissionais de marketing é importante identificar os seus potenciais clientes, agir rápido de forma a acompanhar o ritmo das compras de Natal, que se prevê antecipado este ano, e entender o tom de comunicação adequado aos novos hábitos de consumo, de forma a realizar uma jornada do consumidor bem-sucedida.

Texto: Margarida Runa

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