Marketing de Influência, o eleito para 2021

Dados obtidos no II Estudo de Anunciantes com Influenciadores levado a cabo pela SocialPubli, destaca-se que 74% dos anunciantes consultados já utilizaram o marketing de influência em algum momento e 89,2% das marcas e agências pesquisadas afirmam que é eficaz ou muito eficaz, refletindo um aumento em 5,2% quando comparado com o ano de 2019.

Apesar do ano atípico, 52% dos inquiridos valorizou a implementação dos influenciadores durante a crise pandémica atual, tendo as marcas apostado nesta dinâmica de forma a gerar positivismo, atingir diferentes públicos e consequentemente aumentar mais receitas. 

Quase metade dos inquiridos, 42%, consideram que o marketing de influência oferece o melhor retorno sobre o investimento, bem à frente do PaidMedia (27,8%) e do SEO (13%). Praticamente 5% dos anunciantes já investiram mais de 50% do orçamento da marca em marketing de influência. A previsão para 2021, de acordo com 80% dos inquiridos, é que este mesmo investimento aumente. 

Do mesmo estudo é possível salientar que no geral, as marcas têm como objetivo principal aumentar o seu alcance, gerar engagement e alcançar novos públicos. Mais uma vez, a tendência recai para a escolha de nano e micro influenciadores, pessoas com menos de 100 mil seguidores, por serem considerados mais fiáveis e próximos do seu público, e consequentemente gerarem uma interação maior. 

Em relação às preferências das redes sociais, o Instagram continua a ser o eleito, destacando se os formatos stories e swipe-upcomo preferidos das marcas. Quanto ao conteúdo, mais de 70% das marcas diz preferir conteúdo genuíno gerado pelo próprio influenciador e posteriormente validado pela marca, antes de ser publicado.

Em conclusão, o marketing de influência pode ser uma excelente maneira para as marcas gerarem reconhecimento e vendas, como tal torna se crucial a revisão e compreensão dos regulamentos da The Federal Trade Commission (FTC) FTC de forma a evitar processos judiciais ou perda de credibilidade.

Dados de referências retirados de SocialPubli.

Texto: Margarida Runa

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