A revolução na publicidade do YouTube

E se vos disser que podemos estar perante o fim da publicidade tradicional como a conhecemos?

Os anúncios publicitários durante os vídeos de YouTube já fazem parte do dia-a-dia dos utilizadores que não são subscritores da opção premium, uma vez que esta subscrição oferece a possibilidade de ouvir músicas sem interrupções e vídeos sem anúncios.

No entanto, as equipas por detrás das aplicações estão constantemente a testar novas ferramentas para que os seus utilizadores possam desfrutar mais facilmente dos conteúdos que lhes são oferecidos. 

Desta vez, o Youtube prepara-se para nos oferecer um novo conceito de publicidade que é apresentada na aplicação. A revolução passará pela deteção dos produtos que nos são apresentados pelos vídeos, para que, posteriormente, nos possa ser exibida uma lista dos produtos detetados e relacionados. Nesse momento, os utilizadores têm a possibilidade de explorar a página de cada produto para conseguir obter mais informações, ver vídeos relacionados e opções de compra para o produto em questão.

Segundo uma fonte do YouTube: “O objetivo é ajudar as pessoas a explorar mais vídeos e informações sobre esses produtos no YouTube”.

Imaginemos um vídeo onde nos são apresentados os 10 melhores smatphones de 2021. Neste caso, no ícone com a designação “ver produtos”, ser-nos-ão mostrados os modelos e informações sobre os smartphones mencionados nesse vídeo.

Estas sugestões serão automatizadas e aparecerão à medida que navegamos na plataforma. Assim, a tecnologia permitirá uma fácil identificação dos produtos que aparecem nos vídeos, assim como a pesquisa de conteúdos relacionados na plataforma.

Para Laura Weldon, fundadora da marca Studio LWD, esta alteração pode “dar à Google [proprietária do YouTube] uma grande fatia do mercado de links afiliados que funciona tão bem no Instagram e pode colocá-los no mesmo espaço de compras”. Assim, os vídeos podem passar a ser mais facilmente comercializados, já que o utilizador consegue aceder diretamente ao produto.

Esta ferramenta começou a ser testada em abril de 2020. Encontra-se agora em fase de experimentação junto de um leque reduzido de utilizadores americanos, mas os especialistas dizem que podemos estar perante uma mudança enorme para a indústria da publicidade.

Para estares a par das novidades, estas atualizações constantes de novos features são apresentadas na página da comunidade de ajuda do Youtube, disponível em https://support.google.com/youtube/community

E para ti? Que impacto prevês com esta mudança do YouTube?

Texto: Inês Oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s